Em 14 de julho de 1945, vinte e sete jovens cavaleiros de famílias amigas curitibanas se uniram para realizar um antigo sonho: fundar a Sociedade Hípica Paranaense. O que impulsionava esses jovens idealistas era a sua intensa paixão por cavalos e a vontade de difundir o hipismo, esporte ainda restrito no Brasil.

Depois de duas mudanças de sede e da conquista de vários prêmios, a Sociedade Hípica Paranaense finalmente encontrou o seu lugar, tornando-se ponto de referência no ensino de equitação e nos eventos sociais curitibanos.

Grandes nomes do hipismo brasileiro e mundial tiveram suas primeiras lições nas pistas da Sociedade Hípica Paranaense, cavalos espetaculares, treinados para vencer, também saíram das cocheiras da Hípica e ganharam inúmeros prêmios mundo afora.

O espírito de equipe, e as vitórias alcançadas eram comemoradas por todos os membros da grande família que formava o clube.

Toda essa tradição deu a Hípica Paranaense o título de “celeiro” de grandes cavalos e cavaleiros, e fez a Sociedade alcançar o auge de seu sucesso internacional.

Desde então, a Hípica vem mantendo a mesma qualidade os mesmos valores que lhe deram fama, atraindo pessoas de todos os lugares e de todas as idades, oferecendo instalações especialmente desenvolvidas para prática do hipismo e um contato social intenso e gratificante.